quinta-feira, fevereiro 23

Correr. Tudo depende do estilo


   Treinadores e atletas há muito tempo reconheceram que pequenas modificações na forma de correr, como ajustes na posição dos braços e da cabeça, o relaxamento do ombro, a ¨magreza" do seu corpo e as características das suas passadas (frequência e comprimento) podem afetar o desempenho da corrida. Todos nós nos maravilhamos com o estilo de corrida graciosamente fluido dos corredores do leste africano, muitas vezes reparando no quão suave e confortável eles parecem. Mas identificar exatamente o que cria essa impressão não é nada simples - está além até das capacidades da ciência, que estudou as técnicas de corrida ( um termo vasto e complexo que abarca literalmente tudo, da cabeça aos pés), concluindo que as variações na proporção e no tamanho do corpo explicam a maioria das diferenças nas técnicas de corrida.
   De acordo com essa noção, não é possível existir uma técnica "de tamanho único". Em vez disso, cada indivíduo possui uma técnica adequada que é tão única para ele ou para ela quanto uma impressão  digital. Essa qualidade única fica clara quando você assiste a qualquer competição de maratona de classe mundial. Você pode comparar o estilo suave, natural de Martin Lel com a elasticidade compacta de Haile Gebrselessie; contrastar isso com o estiloentroncado e enérgico do campeão Olímpico Sammy Wanjiru e os movimentos de cabeça aparentemente tensos e ineficazes, e a trajetória elevada dos braços de Paula Radcliffe. É difícil sugerir que qualquer desses corredores de classe mundial devessem mudar a técnica deles para correr mais rápido - existe uma boa chance que isso traria mais danos que benefícios.
   Portanto em vez de tentar simplificar esse tópico impossível ao equivalente de corrida de um manual técnico, treinadores e atletas tenderam a adotar uma abordagem de "sete hábitos de corredores altamente eficientes", em que eles desenvolvem regras ou princípios de ouro, que deve ser obedecido dentro de uma estrutura necessariamenta flexivel. Esses princípios normalmente se referem à posição da cabeça, ombros, braços e quadris, assim como o comprimento das passadas, e talvez o mais comum, a batida do pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário