segunda-feira, outubro 4

Mulheres e Corrida

A participação oficial de mulheres em provas de corrida de longa distância é nova do ponto de visto histórico. Segundo Newsholme et al. (2006), essa participação foi autorizada somnete na década de 1970. A primeira maratona feminina da história, que contou com seis participantes, foi organizada pelo Clube de América, nos Estados Unidos. Já a primeira maratona olímpica para mulheres aconteceu em 1984, em Los Angeles, e foi ganha pela norte-americana Joan Benoit Samueelson, que completou a prova em 2h24min52s
Hoje em dia, a participação das mulheres nesse tipo de esporte é cada vez maior, inclusive no Brasil. por isso, e para se evitar o risco de lesões, devem ser elaborados treinos baseados nas características anatômicas e fisiológicas femininas. São justamente essas características própias que impedem as mulheres de alcançar os mesmos desempenhos obtidos pelos homens (Newsholme et al.,2006)
As informações estudadas devem servir como guia de auxílio no momento da prescrição do treinamento.por meio delas, podemos inferir que a intensidade de treinamento para mulheres não deve ser a mesma daquela para os homens. O volume de treinamento também deve ser aplicado com cuidado e de acordo com as fases menstruais da mulher ( se for o caso).Além disso, um treinamento flexível e com ajustes progressivos é sempre aconselhado e normalmente vem acompanhado de ótimos resultados.(Texto do livro Treinamento de Corrida de Rua. Autor Alexandre Evangeiista Phorte Editora.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário